Em uma das maiores crises ambientais que a humanidade já enfrentou em sua existência, a preocupação por sustentabilidade e cuidado ao meio ambiente têm sido mais frequente na hora de consumir, inclusive no delivery. Por isso temos seis ficas para ter um pequeno negócio sustentável!

Existem várias maneiras de se ter um negócio sustentável, até para negócios pequenos. Além de ajudar o planeta, essas atitudes também podem refletir na sua economia!

1 – PLANEJAMENTO DE UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

Planejamento é a base de todo negócio sustentável!

Pra começar, inclua no Planejamento Estratégico da sua empresa pensamentos sustentáveis. Entenda toda a cadeia produtiva, desde o fornecedor até o cliente final, passando pela jornada de trabalho de seus funcionários. A partir disso, avalie pontos que podem ser otimizados. 

Você pode se questionar sobre os seguintes pontos: Há desperdício de água ou energia em algum ponto? O lixo está sendo separado corretamente? Têm algum fornecedor ou funcionário que se desloca desnecessariamente, aumentando a emissão de carbono?

Esse é um ótimo ponto de partida em direção a um negócio sustentável

2 – CUIDADO COM ÁGUA É CUIDADO COM A SUSTENTABIULIDADE

negócio sustentável
Cuidar da água é primordial pra sustentabilidade do seu negócio e do mundo!

Essa é outra coisa primordial. A água é um dos bens mais preciosos que temos, e apesar de parecer abundante, somente 0,03% da água de todo o planeta é potável. Então usá-la com sabedoria é essencial para a permanência da vida e para um negócio sustentável.

Por exemplo, em sua empresa, veja possibilidades para reutilização de água, principalmente para fins não potáveis como limpeza do chão, de veículos, descargas e afins. Lembre sempre seus funcionários de evitar deixar torneiras abertas desnecessariamente.

3 – GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS – O CORAÇÃO DE UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

negócio sustentável
Um passo importante pra um negócio sustentável é separar corretamente os resíduos

Outra pequena mudança na rotina em direção a sustentabildiade, se você trabalha com um restaurante, é ter sua própria composteira pode ser uma ótima ideia! Se bem feitas e conservadas, composteiras não deixam cheiro e não atraem animais, além de ainda oferecerem terra preta super fértil para a hortinha dos temperos.

Com relação aos demais resíduos, busque saber como é a coleta seletiva na sua região, e separe o lixo de acordo com as instruções municipais. Num geral, a separação é feita entre resíduos secos (materiais recicláveis como plástico, papel, vidro, metal) e resíduos orgânicos (papel higiênico, restos de alimentos, etc.).

Também guarde pilhas, eletrônicos, óleo de cozinha e outros resíduos perigosos ou que possam soltar substâncias químicas para levar, de tempos em tempos, em um local de coleta específica, evitando assim que contaminem aterros sanitários ou usinas de reciclagem.

Outra possibilidade é transformar o seu estabelecimento em um ponto de coleta, trazendo visibilidade pro seu negócio ao oferecer mais um motivo para seus clientes irem até você!

O coração de um negócio sustentável é a lida com seus resíduos.

4 – REPENSE SEU SISTEMA DE ENTREGAS DE FORMA SUSTENTÁVEL PARA SEU NEGÓCIO

O jeito que seu produto chega nos clientes é sustentável?

Para pequenas e médias distâncias, uma boa alternativa sustentável é realizar as entregas com bicicletas, diminuindo assim a emissão de carbono em nosso planeta. Ser sustentável às vezes é ir pro simples.

5 – TROQUE OS DESCARTÁVEIS E LEVE A SUSTENTABILIDADE PARA TODO O SEU NEGÓCIO

Trocar os descartáveis por opções sustentáveis é sempre um diferencial pro seu negócio

Um dos maiores problemas da poluição sólida hoje é o uso do plástico de uso único, que gasta muita energia para ser produzido e leva 400 anos para se decompor. Nada muito sustentável, né?

Ele está presente em embalagens, copos, canudos, talheres e pratos descartáveis, por exemplo. Podem facilmente ser substituídos por objetos similares que sejam biodegradáveis, feitos de papel com acabamento encerado.

Caso no seu negócio não seja possível substituir completamente as embalagens, tente dificultar o uso de pratos, copos e talheres descartáveis, deixando como um pedido adicional e ainda cobrando uma pequena taxa para seu uso, por exemplo.

6 – SERÁ QUE IMPRIMIR FAZ DO SEU NEGÓCIO SUSTENTÁVEL?

Um negócio sustentável prioriza arquivos e documentos digitais

Boletos, cardápios, flyers, notas fiscais… É realmente necessário ter isso impresso ou ter uma versão digital já é o suficiente?

Para a divulgação, as redes sociais e os anúncios digitais têm se mostrado muito mais eficientes do que folders e papeis impressos a serem distribuídos. O alcance é maior e os custos são mais baixos.

Já o cardápio, apresentar alternativas de cardápios digitais – mesmo nos estabelecimentos físicos – são um grande diferencial que grandes redes do ramo da alimentação já começaram a adotar. Muito sustentável e muito fácil de atualizar. Dependendo do cardápio digital, é possível ainda ter em uma única plataforma, gerenciamento de pedidos no local físico e por delivery.

Se quiser saber mais sobre o assunto, você pode ler esse Passo a Passo Para o Goomer Go que fizemos anterirmente!

São maneiras práticas de deixar seu negócio mais sustentável e que podem impactar positivamente o saldo da conta no fim do mês.

Alguns benefícios de trazer sustentabilidade para sua empresa: 

Tornar seu negócio sustentável faz bem pra sua imagem e também para o planeta!

• Negócios que investem em sustentabilidade têm mais potencial de geração de lucro. As nove empresas que mais têm essa postura em sua essência geram um bilhão de dólares todos os anos com seus produtos. Anualmente, elas têm uma vantagem competitiva de cerca de 12%. 

•  Redução do uso de energia: o seu plano de sustentabilidade pode incluir, por exemplo, substituição de lâmpadas para modelos mais eficientes e aquisição de equipamentos que gastam menos energia, além de  encorajar as pessoas a economizar. Todas essas ações trazem economia de recursos não só naturais, mas econômicos.

• Pioneirismo: empresas que inovam em sustentabilidade são consideradas pioneiras e chamam a atenção da mídia e do público, o que contribui para a divulgação do negócio. 

Qual tal inspirar consumidores e talentos por meio de ações e se tornar empresa-modelo?

• Atração de consumidores ambientalmente conscientes: por falar em inspirar, ao ter como foco a sustentabilidade do seu negócio, você passa a atrair consumidores que estão preocupados com o futuro do planeta e procuram escolher produtos e serviços que tenham a ver com seus valores. Esse público cresce cada vez mais à medida que as gerações mais novas e conscientes dos problemas ambientais conquistam poder de compra.

Se ficou interessado no assunto de sustentabilidade, dá uma olhada nessa página do SEBRAE!

Com essas dicas, você já está preparado para fazer da sua empresa um negócio sustentável!

Anúncios digitais tem tudo a ver com negócio sustentável.

Entre em contato com nossa equipe para saber o que podemos fazer pela sua empresa em direção ao futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.